quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Micro liga e desliga em seguida.

Não sou mecânica nem tampouco entendo de conserto de micros mas
já consertei várias vezes meu carro. Quanto ao micro, as vezes  o problema é simples.
-Digamos que o micro liga, fica tipo 3 segundos ligado, dá aquele tradicional
bip e desliga. A dica não vale para notebook.


Problemas na escala de 1/10:
Escala 9 - Grande possibilidade de ser o cabo de energia. Aquele que vai atrás do micro e é conectado ao estabilizador. Normalmente quando compramos um computador, vem um cabo de reserva porque estraga fácil. Agora se não tiver, é só comprar um novo numa loja de informática, custa 6 reais. Aconteceu com meu micro uma vez e .. resolvi sozinha.
Escala 7 - Umidade! -É a segunda vez que sucede. Da primeira vez abri o micro e o coloquei para
tomar um ar num dia bem seco de pouca umidade. Pendurei os fios no varal por uma hora tomando
sol. Não é piada... deu certo!
Hoje sucedeu de novo. Abri a lata do coitado e coloquei o ventilador ligado encostado nele. Estamos com 100% de umidade relativa do ar.  Então.. nada do lá fora dessa vez.
Passei uma borracha (de leve) na memória dele. Um dia me disseram para eu fazer isso, no caso.. imaginei onde é a memória, deduzi que são aqueles dois coisos parecidos com uma régua, well.... deu certo!
Estamos naqueles dias que a umidade desce pela parede e sobe pelo piso. Se deixar janela ou porta aberta até a geladeira morre afogada.
Escala 1 - Pode ser a fonte de energia mas a possibilidade é mínima. Agora.. se mandar o pc para
um  técnico a possibilidade de ser a fonte entra na escala 9, ou seja, vai ser o mais provável , mesmo não sendo.
(By Mar)
------
(continuando minha pesquisa) -Ontem meu micro não ligou de novo.  Pesquisei na net, pode ser sujeira acumulada então.. vou guardar o vídeo aqui. A pessoa da fala é um sujeito cara legal. 28/08/2011.
-------
Hoje, 29/08/2011 resolvi seguir as instruções do vídeo. Só no cooler gastei mais de 20 cotonetes. Penso que a sujeira acumulada no cooler equivale ao peso dele mesmo. Limpei toda a área. Por hora não desmontei nada. Não passei a borracha na memória porque não consegui tirar ela.. ainda!
Tirei alguns ícones do menu iniciar, inclusive o plano de fundo.  Quando liguei ele, deu para sentir a força e no exato momento eu sabia que ele não morreria no sinal do bip. Até aqui.. deu tudo certo.
(By Mar)
Vou guardar mais uma dica da net aqui. 
Excelente vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=QdLJ_VI2qT8
Limpeza da fonte: http://www.tecmundo.com.br/8771-manutencao-de-pcs-como-limpar-a-fonte-.htm
----------------
Nos dias 30, 31/08 e 01/09 só passei perto do PC e tentei ligar. Nem sinal de vida. Nem a luz lá dentro acendia.  Assim.. não tive mais tempo pra ele. Hoje sobrou um tempinho e abri ele, coloquei ele em meio sol meia sombra tomando um ar fresco por duas horas.
O laudo a princípio é UMIDADE.  Porque.. em seguida coloquei ele na escrivaninha, liguei na tomada e não deu outra. Ligou tão leve como se.... nunca tivesse  pego  gripe.  Oras... se micro pega vírus então  pega gripe também. E gripe de micro nada mais é que umidade.
(By Mar - 02/09/2011)
-----------------
Depois disso, meu pc ficou dois dias sem funcionar. Aproveitei outro dia de sol para deixá-lo tomando sol e exposto ao vento por duas horas. Desde então, ele tem ligado normalmente. Mas.. tem outro porém. No fundo dele do lado de dentro coloquei 10 peças de giz e, do lado de fora encostado à placa mãe, deixo direto um recipiente de anti-mofo. Desde o dia 05/09 ele tem ligado normalmente.
(By Mar - 07/09/2011)
------------------
EFEITO DA UMIDADE NOS APARELHOS ELETRÔNICOS.
-A informação a seguir colei do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Humidade


Muitos dispositivos eletrônicos têm especificações de umidade, por exemplo, de 5% a 95%. No topo da variação, a umidade pode aumentar a condutividade de isolantes elétricos permeáveis, levando a uma possível avaria. Com a umidade muito baixa, os materiais podem se tornar quebradiços. Entre os perigos potenciais aos artigos eletrônicos, independentemente da faixa de umidade de operação mencionada acima, é a condensação. Quando um item eletrônico é movido de um local frio (por exemplo, garagem, carro, galpão ou um espaço climatizado) para um lugar quente e úmido, a condensação pode revestir as placas de circuito e outros isoladores, levando ao curto-circuito no interior do equipamento. Esses curtos-circuitos pode causar danos permanentes e substanciais se o equipamento é ligado antes de a condensação se evaporar. Um efeito semelhante envolvendo a condensação muitas vezes pode ser observado quando uma pessoa que usa óculos vem de locais frios para úmidos. É aconselhável que o equipamento eletrônico se aclimate por várias horas, depois de ter sido trazido do frio, antes de ligar. O inverso também é verdadeiro. Em situações onde o tempo é esguio, com o aumento do fluxo de ar através de passagens internas do dispositivo, pode-se reduzir drasticamente o tempo necessário para se aclimatar ao novo ambiente. Por exemplo, ao remover o painel lateral de um CPU e direcionando um ventilador interior do gabinete, a condensação de umidade pode ser evitada.
A baixa umidade também favorece o acúmulo de eletricidade estática, que pode resultar em desligamento espontâneo de computadores quando ocorrem as descargas. Além da função errática espúria, descargas eletrostáticas podem causar ruptura dielétrica em dispositivos de estado sólido, resultando em danos irreversíveis. Centros de processamento de dados muitas vezes controlam os níveis de umidade relativa por estas razões.
--------
02/01/2014 - é isso, faz  um ano e meio que desmanchei meu velho computador. Depois disso, descobri o segredo que pode resolver se o caso é umidade. WD-40 - já consertei dois computadores com jato desse produto em toda a parte interna do computador, inclusive embaixo do HD - tirando a memória fora e jateando a memória e esperando ela secar antes de recolocar.  É esse o maior segredo (era) do pessoal de informática que consertava ou conserta os computadores. (By Mar)
Postar um comentário