sábado, 5 de novembro de 2022

Cosmologia "A Dança do Universo" - Marcelo Gleiser

 Fragmentos ......

\| Porque a mente quer descobrir, através do uso da razão, o que existe no longínquo e infinito espaço, longe dos problemas desse mundo - - aquela região onde o intelecto sonha em penetrar, onde a mente, livre, estende seu voo em direção ao desconhecido|| (poeta Lucrécio 96-55 a.C)

Um círculo desenhado não será jamais tão preciso quanto a ideia de um círculo, que só é perfeita em nossa mente. (Platão 427 a.C)

É possível que a necessidade de um deus que represente um ideal intangível, porém concreto, de pureza, seja maior em tempos de crise-social e política.

Os pitagóricos (seguidores de Pitágoras) diziam: "O que acontece com os homens é o que acontece com o ferreiro, tão acostumado com o constante bater de seu martelo que nem é mais capaz de ouvi-lo". Como nascemos ouvindo a música das esferas cósmicas, somos incapazes de ouvi-la.

No contexto do texto, Pitágoras (585 a.C) representava o número 4 como sendo um quadrado, o 6 um triângulo.

Lembrando que o número mágico dos pitagóricos era o 10. Estavam certos em sentir tudo através dos números. Passaram-se mais de dois mil anos para enfim usarem a base binária que me deixa escrever nas nuvens. (M.K)

Péricles governou Atenas por 32 anos (461 a 429). Durante esse período o pensamento e o impulso criativo e artístico dos gregos ascenderam a níveis que os transformaram numa fonte de luz para o resto da Historia. Essa luz continuou a brilhar através dos tempos, sobrevivendo a séculos de intolerância religiosa e muitas guerras. É a prova concreta de coragem intelectual daqueles que acreditam que a busca do conhecimento é o antídoto contra a cegueira causada pela repressão e pelo medo.

frase de Tales de Mileto, fundador da filosofia ocidental (Séc II a.c): "O mais difícil é conhecer a si próprio; o mais fácil é dar conselhos". Tales foi um dos sete homens mais sábios da Grécia.

Com certeza um dos melhores livros que li. Marcelo Gleiser é o "universo em um homem só".

Meu pensamento foge a ciência. A formação do universo no meu ponto de vista, pode ter surgido de um átomo que foi se transformando em VONTADE. Vontade que aumentava em proporção de sentimento e tamanho até o momento da explosão que ocasionou o big bang. Meu devaneio poderia ir mais além mas não é o caso em questão agora, precisaria formular uma equação para provar, e isso era lá com Einstein. (By Mar)


Nenhum comentário: