sábado, 12 de fevereiro de 2011

Filme A ORIGEM - INCEPTION.

O filme é uma ideia baseada em pesadelos com viagem ao limbo. 
95% do filme é uma viagem num sonho. 
-Frases do filme que valeram o filme:
1) O parasita mais persistente não é o verme, a bactéria, o vírus, mas sim, a IDEIA. Quando a ideia se instala no cérebro é quase impossível erradicá-la.


2) Uma ideia totalmente formada e compreendida penetra fundo.


3) Criação da imunidade da ideia, ou seja, a "defesa" não pode baixar a guarda.


4) Nenhuma ideia é simples quando precisa ser implantada na mente de alguém.


5) Dizem que usamos uma fração do real potencial do cérebro. Quando dormimos a mente pode fazer quase tudo.


6) Você nunca lembra o começo do seu sonho. Você só se dá conta quando está no meio dele. Ex.: Digamos que você  esteja em cima de uma montanha, você não vai lembrar de como chegou lá.


7) Colocar uma ideia na mente de uma pessoa é uma arte muito sutil.
* * * * * * * *                          * * * * * * * * *                           * * * * * * * *

O filme me levou a um mundo de pessoas que não tem tempo de sonhar ou.. já não sonham mais.
Daí imaginei um lugar, tipo um SPA de sonhos, onde essas pessoas ficariam por um tempo determinado e sonhariam o que quisessem.


No caso do filme, particularmente penso que compartilhar ideias em sonho com várias pessoas, seria o mesmo que tirar a roupa em público.


A violência desnecessária no filme se justifica baseada no fato de que a maioria dos sonhos dos humanos  são violentos. Poderiam fazer uma segunda versão do filme apenas com mentes puras.


Uma ideia pode possuir uma pessoa que possui a ideia. Devemos tomar cuidado com as ideias fixas. As ideias são muito resistentes. Desejo a todos, boas ideias.


-Vou explicar o final do filme que muita gente não entendeu.
Quase no final,  quando Cobb (Leonardo DiCaprio) desembarca no aeroporto,  pessoas o olham com uma certa interrogação do tipo dejavu, ocorre que essas pessoas compartilharam o mesmo sonho, portanto, tinham a impressão de conhecer Cobb. 


No final do filme quando Cobb reencontra os filhos, não é a parte do sonho compartilhado do filme porque os filhos não compartilharam do mesmo sonho.
(By Mar)

Um comentário:

Dan Cruz disse...

Concordo com a frase da ideia. E achei interessante a da fração real do nosso cerebro. Não havia ainda escutado que quando dormimos passamos a usar quase tudo da nossa mente. Faz todo sentido... e ainda tem gente que despreza o sono. É realmente nele que nos tornamos quase completos mentalmente.

Enquanto ao filme, ainda não assisti. Quando assistir passo por aqui. rsrs