domingo, 6 de julho de 2008

Segredo da Felicidade conforme Albert Einstein

(Pgnas 99 e 100 do livro EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO)

 Inúmeras vezes foi EINSTEIN solicitado por pessoas de todas as classes para dar uma síntese compreensiva do que ele entendia por "Relatividade" - e nenhuma vez Einstein explicou o que era Relatividade. O que ele afirma sempre de novo em seus livros e cartas é que a RELATIVIDADE NÃO É OBJETO DE ANÁLISE INTELECTUAL, e sim de INTUIÇÃO CÓSMICA e sobre intuição NINGUÉM PODE FALAR, sem entrar em CONFLITO consigo mesmo. Paulo de Tarso diria que a intuição são os ÁRRETA RÉMATA, os "ditos indizíveis"
 Assim como o místico, que sabe o que é DEUS, não pode falar de DEUS. 
 Do mesmo modo o matemático, que sabe o que é Realidade, não pode falar sobre Realidade aos que só pensam e falam em termos de relatividade.
 A Realidade, quando pensada, é adulterada. E, quando escrita é duas vezes adulterada. E, quando falada  é três  vezes adulterada. Infelizmente, o homem tem de PENSAR, de FALAR e até de ESCREVER - que são males necessários, são FELIX CULPA, diria o HINO PASCAL DO EXULTET.
 A verdade genuína não pode ser pensada,  falada, escrita - ela é eternamente SILENCIOSA,ANÔNIMA,AMORFA e INCOLOR.
  Quanto mais o homem se aproxima de DEUS,mais SILENCIOSO se torna, mais ANÔNIMO, mais AMORFO, mais INCOLOR.
Tudo que se pode pensar, que tem nome, forma e cor, pertence ao mundo dos relativos, mas não ao mundo do Absoluto.
 O nosso Eu cósmico sabe da Realidade, e a saboreia - mas NÃO a pode PENSAR nem DIZER. 
A REALIDADE É IMPENSÁVEL e INDIZÍVEL.
 O homem da silenciosa Realidade é o ÚNICO HOMEM REALMENTE FELIZ. E, por vezes, é tão grande a sua felicidade que ele resolve pensar, falar, e até escrever, porque toda a plenitude transborda IRRESISTIVELMENTE. E esse transbordamento da plenitude beneficia os outros -- suposto que estes tenham receptividade para receber algumas gotas daquela plenitude. -----------------

- PRESERVAI OS RIOS E OS MARES. -ÁGUA, GARANTIA ÚNICA DE VIDA NA TERRA. - -

2 comentários:

Dan Cruz disse...

Einstein é mesmo um gênio. Talvez o único matemático que tinha plena consciência de que a Análise Intelectual não era o bastante, e sim também a INTUIÇÃO CÓSMICA. Isso pode se refleti até em nossa sociedade, se as pessoas deixassem de ser tão "teoricas e presas" e usassem ou soubessem captar essa grande força que baila por aí... tudo seria diferente, com certeza!

Aldrin Parreiras Maia disse...

Soham Soham Soham